top of page

Candidatos à Presidência do Vitória participam de debate no Aratu On; veja perfil de cada um

O Aratu On realiza, nesta próxima segunda-feira (12/9), às 16h, o debate dos candidatos à presidência do Vitória. O encontro será realizado nos estúdios da TV Aratu e transmitido pelo portal e YouTube, pelo Originais Aratu On.


Publicado no Aratu On



O jornalista Jean Mendes será o mediador do debate, que já tem os nomes confirmados de três postulantes. São eles: Victor Mendes, representando a chapa “Novo Vitória”; Ângelo "Colecionador" Alves, da chapa “Vitória para todos” e José Guerra, da chapa “Frente Vitória Popular”.


"É um momento para o torcedor conhecer as propostas, as ideias e, sobretudo, o perfil da pessoa que vai gerir o clube pelos próximos anos. Já vimos o quanto uma gestão desequilibrada pode causar em um clube de futebol", frisa Mendes.


Além das perguntas e mediação de Jean, o encontro terá também a participação de outros jornalistas, que poderão interagir com os candidatos e fazer perguntas. São eles: Anderson Matos (do canal Dinâmico e da Rádio Itapuã FM), Leonardo Santiago (Canto Rubro-negro) e Marcelo Góis (Arena Rubro-negra e BandNews).


O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro, o candidato, por ordem de sorteio pré-definido, terá dois minutos para responder a uma pergunta sorteada pelo mediador. No segundo bloco, os candidatos serão perguntados por jornalistas convidados. Cada um terá um minuto e meio para a resposta.


O confronto direto entre os quatro acontece no terceiro bloco. Nele, o candidato terá 30 segundos para questionar outro candidato, que terá um minuto e meio para a resposta. Há ainda 30 segundos para a réplica e outros 30 para a tréplica.

O último bloco será das considerações finais, onde o candidato responderá por qual motivo deve ser o próximo presidente do Vitória. Eles terão 2 minutos cada para a resposta.


O PLEITO


As eleições estão marcadas para o dia 17 de setembro. Inicialmente, o pleito seria realizado uma semana antes - porém, coincidiu com a partida contra o ABC, pela quarta rodada da Série C -. O horário está mantido, das 9h às 19h, no Complexo do Barradão.


O novo presidente do clube vai assumir somente em dezembro de 2022, quando se encerra o mandato de Fábio Mota, que, por sua vez, é candidato à reeleição. O gestor assumiu o cargo após Paulo Carneiro ser destituído da presidência em maio deste ano.


Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos. Caso não seja possível, o segundo turno vai ser realizado no dia 17 de setembro. Têm direito ao voto os sócios em gozo dos direitos estatutários maiores de 18 anos e com 18 meses consecutivos de associação.


A eleição vai ser secreta por meio de cédulas impressas. A eleição também vai definir o presidente e membros dos Conselhos Deliberativo (150 vagas) e Fiscal (9).


CONFIRA AS CHAPAS:


Reconstruindo o Vitória Presidente: Fábio Mota Vice-presidente: Djalma Abreu


Frente Vitória Popular Presidente: José Guerra Vice-presidente: Zainildo Pinto


Movimento Novo Vitória Presidente: Victor Mendes Vice-presidente: Jailson Reis Vitória


Vitória Para Todos Presidente: Ângelo Alves Vice-presidente: Agenor Gordilho


VEJA PROGRAMAÇÃO


Resolução da Comissão Eleitoral sobre impugnações - 06 de setembro de 2022

Sorteio dos números das chapas - 07 de setembro de 2022

Publicação dos sócios aptos a votar - 08 de setembro de 2022

Votação e proclamação dos vencedores - 17 de setembro de 2022

Posse dos eleitos - segunda quinzena de dezembro de 2022


SAIBA O PERFIL DOS CANDIDATOS


Ângelo 'Colecionador' Alves (“Vitória para todos”)


Tem 39 anos, é natural de Salvador e desenvolveu à paixão em liderar no coração do Esporte Clube Vitória, que é a sua torcida. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia, mestrado e doutorando em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com mais de 8 anos de experiência em Universidades e Institutos de tecnologia, também atuante na produção acadêmica de artigos sobre estatística, crise econômica, análise e modelagem de valores. Tem passagens pelo IPEA, DIEESE e atualmente é pesquisador no INPI. Formado em Gestão de futebol pela CBF Academy.


Fábio Mota (Reconstruindo o Vitória)


Baiano, de Salvador, Fábio Rios Mota é advogado, historiador e pecuarista, pós-graduado em processo civil. Atuou como advogado na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), além da prestação de serviço de consultoria jurídica no setor privado.


No setor público, Fábio Rios Mota foi presidente da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (LIMPURB) em 2006; Secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP) entre 2007 e 2011; Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo entre 2011 e 2014; e Secretário de Urbanismo e Transporte em 2014. De 2015 a 2020 Secretário Municipal de Mobilidade de Salvador.


Do início de 2021 a 2022, foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, em 2019 também foi eleito Presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Vitória, e, ainda em 2021 até os dias atuais segue como Presidente Interino do Clube.


José Guerra (“Frente Vitória Popular”)


Tem 45 anos, soteropolitano, casado, pai de três 'leõezinhos', torcedor do Vitória desde que se entende por gente, sócio há mais de 100 meses ininterruptos e conselheiro por duas gestões consecutivas. Bacharel em Direito pela UFBA, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública, onde faz parte do quadro de instrutores.


Servidor Público desde 2006 com passagens por Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Direitos Humanos, Defesa, Presidência da República (Casa Civil e Secretaria Geral), Justiça e Educação.


Victor Mendes ( “Novo Vitória”)


Tem 46 anos, foi presidente da comissão processante que destituiu o ex-dirigente (Paulo Carneiro) por administração temerária, conselheiro atuante do clube, sócio ativo desde 2005. Ele é formado em administração pela Universidade Federal da Bahia, além de mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page