Informes da reunião do Conselho Deliberativo - antecipação de receitas


Na última quinta-feira aconteceu uma reunião do Conselho Deliberativo do @ecvitoria convocada para deliberar sobre antecipação de receitas. Vale registrar que, para uma antecipação de receitas mais responsável ao futuro do Vitória, o Conselho Diretor precisaria encaminhar previamente o detalhamento da execução orçamentária do ano de 2020 ao Conselho Deliberativo.

Entretanto, possuímos uma Gestão sem qualquer compromisso com a transparência e um Presidente do Conselho Deliberativo conivente a estes desmandos.

A Frente Vitória Popular entendeu ser preciso votar a favor da antecipação de verbas, apesar da falta de transparência e respeito a trâmites que possibilitaria uma análise mais fidedigna a atual situação financeira do Clube.


Destacamos aqui dois pontos que explicam o porquê do voto favorável:

1. O valor antecipado terá destino carimbado para o pagamento de salários dos funcionários e funcionárias; atletas da base, do profissional, time feminino, além de pagamentos de direito de imagem e FGTS.

2. Não fazemos oposição vazia e contra o clube. Nos contrapontos ao atual modelo de gestão a fim de preservar os interesses e imagem do clube. Qualquer medida que seja entendida como necessária e benéfica à instituição, terá nossa aprovação.

Assim, entendendo a necessidade do clube em honrar compromissos com funcionários e funcionárias, o Conselho aprovou o adiantamento de aproximadamente 3 milhões, referentes a bônus da TV Globo que seriam repassados ao clube nos anos de 2021, 2022 e 2023.

Frisamos que a gestão poderia antecipar bônus referentes ao ano de 2021 e 2022 sem anuência do Conselho Deliberativo. Assim, apenas 500 mil reais, referentes a 2023, precisava de nossa aprovação. Tal aprovação permitirá a conclusão de uma operação que injetará os referidos 3 mi de reais aos cofres do Vitória.

Ressaltamos ainda que esse pedido de antecipação ocorre devido a total falta de capacidade da gestão em buscar novas receitas alternativas em meio a esse cenário de restrições econômicas.

Por fim, seguimos comprometidos com o Esporte Clube Vitória e fiscalizando a gestão para cumprir com o devido direcionamento das receitas antecipadas.

  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook