top of page

NOVO ESTATUTO DO EC VITÓRIA!

Após anos de luta, foi finalmente aprovado o novo estatuto do EC Vitória, virando uma página tenebrosa da nossa história de mandos e desmandos. Conheça o documento!


Desde 2019, quando os conselheiros da Frente Vitória Popular tomaram posse, reformar o Estatuto do Esporte Clube Vitória passou a ser a nossa missão mais importante. Entendíamos que seria através dessa reforma que construiríamos os fundamentos para fazer do Vitória um clube democrático, popular e profissional, além de preservar o nosso patrimônio, especialmente o Barradão.

Após quase 4 anos de muita luta, enfrentando manobras, ataques e mentiras. Mas em 2022 vencemos! E estamos muito perto de fechar a nossa primeira participação no Conselho Deliberativo do nosso clube com chave de ouro.

A minuta do novo estatuto foi elaborada em 2018 por conselheiros de outras gestões, com alguns deles se incorporando à Frente Vitória Popular logo depois, e partiu de um estudo comparado dos estatutos dos mais diversos clubes do Brasil e do mundo. Ao longo dos últimos anos os sócios puderam propor emendas, melhorando o instrumento, adaptando-o aos desafios presentes.

Assim, após muita batalha e perseverança, o Novo Estatuto do Vitória foi aprovado por maioria absoluta na primeira parte da AGE (Assembleia Geral Extraordinária) de Reforma, no dia 11 de junho de 2022. No dia 16 de julho de 2022, nos encontramos mais uma vez para finalizar a tão aguardada reforma e apresentar à torcida não só um novo conjunto de regras mais claras, democráticas e modernas, mas também a esperança de dias melhores.

Destacamos os seguintes pontos do novo estatuto:


1. Fim dos conselheiros vitalícios;
2. Exigência de Plano de Gestão para concorrer ao cargo de Presidente do Conselho Gestor;
3. Moção de Desconfiança caso haja descumprimento, sem justificativa razoável, das intenções previstas no Plano de Gestão;
4. Rito mais rígido para uma possível venda do nosso patrimônio, incluindo o Barradão;
5. Rito democrático de apreciação de uma possível proposta de transformação do Vitória em SAF;
6. Conselho Fiscal proporcional, com participação de mais de um grupo;
7. Práticas de governança e transparência;
8. Ampliação da participação do sócio e consolidação da nossa democracia.

Leia o documento, entenda como funcionará a gestão do Esporte Clube Vitória a partir de agora.


Estatauto Social aprovado em 16-07-2022
.pdf
Download PDF • 25.55MB

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page