top of page

Conselho cria comissão para investigar gestão Paulo Carneiro, que se afasta do Vitória S/A

Segundo Fábio Mota, comissão será montada na próxima semana e toda gestão será investigada. Por Ruan Melo

Em reunião realizada neste sábado, o Conselho Deliberativo do Vitória decidiu, por unanimidade, instituir uma comissão para investigar a gestão do presidente Paulo Carneiro. O dirigente, que é presidente do Esporte Clube Vitória e também do Vitória Sociedade Anônima, pediu afastamento do Vitória S/A até a conclusão da investigação.

Por telefone, o ge tentou contato com o presidente Paulo Carneiro, mas a ligação não foi atendida. Também foi pedido um posicionamento ao Vitória e não houve resposta até a publicação desta matéria.

Em contato com o ge, o presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, Fábio Mota, afirmou que a comissão será montada no início da semana e que será investigado todo o período de gestão do atual Conselho Diretor.

- Toda a gestão será investigada. A comissão foi criada para investigar a gestão da posse até os dias atuais. Vai fazer uma avaliação de tudo e apresentar relatório. Partiu de denúncia na imprensa porque, oficialmente, o Conselho Deliberativo não recebeu denúncia. Um grupo de conselheiros, com base nas denúncias da imprensa, e nas ações que tramitaram contra o Vitória e o Paulo Carneiro, aconteceu assim que a gente deliberou. E, na reunião, o presidente do clube estava aberto para fazer investigação, e os conselheiros acataram para fazer uma investigação abrangente para fazer um raio-x da gestão - disse Fábio Mota.


Fábio Mota também comentou o tipo de punição caso alguma irregularidade seja encontrada.

- Primeiro, punição vai de dia de suspensão, afastamento, tudo. Primeiro tem que produzir relatório, que vai ser levado ao Conselho Deliberativo, que vai analisar o relatório - completou o presidente do Conselho Deliberativo.

Fábio explica que o Conselho Deliberativo já tinha recebido uma denúncia do Conselho Fiscal do Vitória em razão de uma suposta dificuldade para fiscalizar o clube. O prazo para conclusão da investigação será definido ao longo da próxima semana.

- Na reunião passada tinha uma denuncia do presidente do Conselho Fiscal, que estava tendo problema para ter acesso a documentação do clube. Criamos uma comissão com sete membros, para que pudesse apurar se estava tendo ou não empecilhos para que Conselho Fiscal pudesse fiscalizar o clube. O que fizemos agora foi ampliar os poderes do Conselho Fiscal, vamos colocar mais três membros e ampliar o pode para que possa, além de investigar o empecilho do Conselho Fiscal, fazer outra investigação mais ampla com relação a toda gestão do presidente Paulo Carneiro.

Problemas e protestos

Paulo Carneiro foi eleito em abril de 2019 e tem mandato até 2022. A gestão, porém, tem sido marcado por dificuldade financeira. Ao longo do período de comando à frente do clube, o presidente tem lidado com salários atrasados e processos envolvendo jogadores. Em fevereiro, o Conselho Deliberativo aprovou orçamento de R$ 35 milhões, que foi criticado pelo dirigente. Em 2020, o orçamento do Rubro-Negro foi de R$ 52 milhões.

Em campo, a gestão Paulo Carneiro também coleciona resultados ruins. Nos últimos anos, o time brigou para não ser rebaixado na Série B e não conseguiu se classificar para a segunda fase do Campeonato Baiano. A situação da equipe fez membros de uma torcida organizada protestarem e pedirem a saída do presidente.

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page