top of page

Requerimento de esclarecimentos - futebol feminino

Exmo. Sr. Paulo Carneiro.

Presidente do Conselho Diretor do Esporte Clube Vitória.

Os(as) sócios(as) e Conselheiros(as) eleitos(as) através da Frente Vitória Popular vêm, por meio desta, solicitar ao Conselho Diretor do Esporte Clube Vitória informações a respeito do futebol feminino do clube. As notícias veiculadas na última semana pela imprensa nos deixaram preocupados quanto à situação das atletas.

A opção do clube em disputar o Campeonato Brasileiro Feminino, com a equipe sub-16 nos preocupa sob os aspectos desportivo e da valorização dessa modalidade. No âmbito desportivo ficou evidente com os primeiros resultados que, apesar do esforço demonstrado pelas nossas atletas, está claro que não é razoável colocar uma equipe sub-16 para disputar uma competição profissional. A opção pelas jovens atletas na série A2, demonstra uma clara mudança no que tange à valorização do futebol feminino, modalidade que vinha ganhando destaque nos últimos anos, inclusive com diversas convocações das nossas jogadoras para servir a seleção brasileira de futebol feminino.

É de conhecimento público as dificuldades financeiras vividas pelo clube, contudo a desvalorização de uma modalidade que vinha apresentando bons resultados não nos parece razoável. Além disso, o futebol feminino é um novo produto que as diversas mídias (TV aberta e fechada, internet, etc.) estão cada vez mais interessadas na transmissão, bem como o público geral. A última Copa do Mundo de Futebol Feminino, realizada na França e transmitida em TV aberta para todo o Brasil rendeu boa audiência. Esse fato aponta que essa modalidade, em breve,poderá render receitas importantes para o clube, desde que estejamos disputando competições em alto nível.

Outro fato inconteste refere-se à mudança no perfil do(a) próprio(a) torcedor(a). As mulheres têm participado cada vez mais do universo esportivo, em campo e nas arquibancadas, vislumbrando a possibilidade de jogar pelo seu clube, liderando torcidas, se associando ou comprando materiais. Assim, diante da grandeza e pioneirismo que marcam o Esporte Clube Vitória desde a sua fundação, acompanhar e principalmente estimular tal tendência, valorizando as atletas que vestem o nosso manto, é o mínimo que se espera do nosso Conselho Diretor e demais.

Desta forma, os(as) sócios(as) e conselheiros(as) eleitos(as) pela Frente Vitória Popular solicitam:

- Informações quanto ao planejamento para o futebol feminino;

- Indicação dos nomes dos(as) responsáveis pela gestão do futebol feminino;

- Informações atualizadas sobre a questão referente à remuneração das atletas.

Também, gostaríamos de reafirmar a nossa disponibilidade ao Conselho Diretor para ajudar o clube a manter o futebol feminino, participando na elaboração de um planejamento, assim como na busca de soluções para o financiamento. Estamos dispostos a buscar um maior engajamento da torcida a esta modalidade para que seja cada vez mais sustentável a médio e longo prazo.

Salvador, 13 de maio de 2020.

Requerimento Esclarecimentos Acerca do Futebol Feminino
.pdf
Download PDF • 404KB

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page